Investigação

Empresários são presos acusados de posse ilegal de materiais em SG

Equipes também verificaram alvarás de funcionamento

Operação contou com o apoio de concessionárias de serviços públicos
Operação contou com o apoio de concessionárias de serviços públicos |  Foto: Divulgação/Polícia Civil
  

Dois empresários foram presos no bairro da Trindade, em São Gonçalo, na manhã desta segunda-feira (2) após uma ação de fiscalização deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio das concessionárias de Serviços Públicos Supervia, Oi, Enel, Àguas de Niterói e Àguas do Rio.

Eles são proprietários de uma recicladora onde os agentes encontraram centenas de hidrômetros desmontados e cortados, baterias estacionárias e outros insumos utilizados exclusivamente por concessionárias de serviços. 

Além disso, no estabelecimento foram encontradas duas ligações clandestinas da rede de distribuição de água potável e o desvio de energia elétrica através de uma fraude detectada no medidor da Enel instalado no local. 

Objetivo foi coibir a receptação de cabos elétricos, internet e telefone
  

O objetivo da ação é coibir a receptação de cabos (elétricos, de telefonia e de internet), trilhos e grampos de linhas férreas, hidrômetros e etc. A subtração desses materiais afeta principalmente a gestão de serviços operacionais das empresas fornecedoras dos serviços, que são obrigadas a desviar rotineiramente suas equipes de atendimento programado para a execução de serviços emergenciais, prejudicando diretamente a prestação de serviços à população. A prática também causa prejuízos às empresas. 

Além da busca por materiais furtados ou desviados, as equipes também verificaram os alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, ligações clandestinas de energia elétrica e água potável.

'gatos' em niterói

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Niterói, identificou 407 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais, além da abertura de cinco registros de ocorrência e três prisões nestes segmentos.

Durante a operação, inclusive, a polícia interditou uma lanchonete no Fonseca que estava ligada direto em três fases, sem passar pelo medidor de energia.

< Vovó se decepciona com resultado de chá revelação; veja vídeo Condenados por morte de juíza também tinham regalias no batalhão da PM <